domingo, 20 de novembro de 2011

Importados: verdades e mitos


Se o importado é novo, é carro de rico, se é velho, é carro de duas alegrias... Acredito que todos estamos mais do que carecas de ouvir coisas assim. Mas o que é verdade e o que é mito quando o papo é a aquisição de um importado?

As pessoas sempre falam que a manutenção dos importados é caríssima e que é difícil encontrar peças para os mesmos. Mas aí você vai analisar o perfil do indivíduo: tem um gol bolinha todo arrebentado que volta e meia da um passeio na oficina... Uhm... Sei não...

Brincadeiras a parte, a manutenção dos importados costuma ter um custo mais alto sim, porém apenas das peças que costumam quebrar mais dificilmente e, mesmo estas, quebram ainda mais dificilmente nos carros importados... Por quê?

Vou tomar como exemplo para a explanação os carros europeus: na Europa o público é muito mais exigente e as leis de trânsito são infinitamente mais duras do que aqui. Lá não se vendem carros sem airbag ou ABS e os padrões de qualidade do veículo como um todo são superiores.

Quanto custa uma chapa de madeira? E uma de aço? Se você der uma pancada nas duas qual delas vai quebrar com mais facilidade? É aí que está: na Europa as pessoas têm a chamada "cultura do bem durável": pagam mais por algo que vai durar por muito mais tempo e que compensa consertar depois.

Portanto se você quer comprar um importado mais usadinho, vai na fé, meu amigo! Apenas tome cuidado mais do que redobrado na análise do veículo e nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe de cuidar da manutenção preventiva.

Lembre-se que o importado é um equipamento "delicado" porém de alto desempenho, os padrões de conforto e segurança desses carros sempre são superiores. E tome mais cuidado ainda se você for adquirir um carro como um Volvo, que é tido como um carro superior mesmo lá fora e é conhecido aqui por ter uma das manutenções mais caras dentre os importados.

Procure também comprar peças em lugares com certa concorrência para pegar preços mais competitivos, grandes centros costumam ter várias autorizadas da Mercedes Benz, por exemplo. As peças pagam impostos extorsivos quando entram no Brasil e têm custo elevado ainda mais pela nossa infraestrutura de transporte, quase que exclusivamente rodoviária, sem falar, é claro, do lucro do vendedor (daí a importância de se procurar lugares com concorrência).

Outra coisa inteligente a se fazer é procurar donos do carro, especialmente se o importado for mais "velhinho": vejo donos de Passats e de Xsaras 2000~2002 felizes da vida com seus carrinhos... Por quê? Porque têm cuidado com o carro e não abandonam o conforto de um importado por nada!


Quem quiser opinar é só postar nos comentários!


Enorme abraço!

2 comentários:

  1. Mesmo podendo falar com você quando eu quiser, estou vendo que posso aprender muita coisa aqui :P

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um volvo S60 2001 e realmente..ele é perfeito em tudo!! Melhor que qualquer um feito aki

    ResponderExcluir