terça-feira, 29 de novembro de 2011

Entenda a campanha "Boicote ao Carro Zero"



banner: blog naocomprecarrozero

Há algum tempo eu já tinha ouvido falar disso em um ou dois comentários de sites de carros, porém com a recente divilgação dos resultados dos carros nacionais no Crash Test do Latin NCAP a coisa tornou-se mais "gritante".
Não vou falar muito dos resultados dos Crash Tests porque já postei isso aqui no blog, quem quiser é só procurar na coluna aí do lado direito que ta facinho de encontrar.

Mas, voltando ao assunto...
Lembram-se de quando Collor declarou que os carros brasileiros eram carroças? Pois é, pelo jeito agora são só umas charretinhas mais incrementadas.

O movimento "Boicote ao Carro Zero" reclama que compramos carros 1.0, sem nenhum opcional de segurança (airbags, ABS e EDB), sem ar condicionado/quente, sem vidros elétricos, etc... E que fazemos isso porque achamos que essas coisas são caras, são "bobeira" (eu, particularmente, tenho a cólera brotando pelos poros quando ouço isso), dentre outros motivos.
O negócio é que os "revoltosos" (com todo o respeito, eu também sou), têm argumentos muito bons para estarem descontentes com a situação: temos um dos maiores índices de mortes no trânsito do mundo! Esses equipamentos de segurança deveriam estar aí ontem!
E pra quem pensa que esses equipamentos são caros aí vai algo que eu já falei aqui no blog: uma unidade de airbag custa 50$, mas as montadoras repassam esse equipamento por 1500R$ a mais no preço do veículo! Se não me falha a memória um dólar não vale 30R$!
É aí que entramos em outro argumento interessante da campanha: o brasileiro tem agido, como diz minha mãe, como pobre que ganhou um pouquinho de dinheiro e agora sai por aí achando que é milhonário! Gosta de pagar bastante por algo que não vale uma fração do que ele pagou simplesmente pra sair se mostrando por aí... E leva chumbo no rego!
Os preços não estão tão elevados assim pra nós por conta da carga tributária (mesmo ela sendo bem alta aqui), estão elevados por conta do lucro que as montadoras têm em cima dos veículos! Daí a idéia da campanha: protestar contra as próprias montadoras!

Só pra gente ter uma idéia: se deixássemos de comprar carros zero KM em 2012 as montadoras deixariam de embolsar algo como 115 bilhões de reais! Por quê? Porque compramos um Gol 1000 no Brasil pelo preço de um Honda Civic nos Estados Unidos (detalhe: esse Honta Civic lá é até melhor que o nosso top de linha do mesmo modelo aqui)!

Aposto que tem muita gente repensando os aplausos que deram à alta do IPI para carros importados, einh?

E, vou falar de novo, se você quer comprar carro zero porque "não dá manutenção" vou te apresentar para algumas pessoas que compraram o que eu chamo de "beijo de guincho": carro zero que volta e meia tem que dar um beijinho no guincho! Um conhecido comprou um Fox e teve que entrar com processo no PROCON para poder TROCAR o carro que, com menos de 2 meses de uso, foi passear 6 vezes na oficina! GUINCHADO! É mole?

É meu amigo, então fica aqui um apelo: adira, por favor, a campanha pelo menos em 2012! Mesmo que apenas uma parcela dos consumidores faça isso a indústria já sentiria o impacto e repensaria sua estratégia. Compre um carro com 1 ou 2 anos de uso. Ou, melhor ainda, fique com o seu, guarde o dinheiro da troca numa poupança e compre um carro melhor ainda em 2013... Que tal?


Um enorme abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário