sábado, 3 de dezembro de 2011

Como funciona um motor?


Alguma vez você abriu o capô do seu carro e ficou imaginando o que acontece lá dentro? Para quem não entende do assunto o motor de um carro pode parecer uma salada de metal, tubos e fios.

Combustão interna

Pôr uma pequena quantidade de combustível de alta energia (como a gasolina) em um reduzido espaço fechado e gerar uma centelha libera uma quantidade inacreditável de energia, na forma de gás em expansão. Essa energia pode ser usada para fazer uma batata voar 150 metros (viu, agora quando você quiser mandar uma batata longe lembre-se que aprendeu como fazer isso aqui! ;D).

Brincadeiras a parte, ao se criar um ciclo que permita provocar centenas de explosões por minuto é possível empregar essa energia para mover os pistões, a base do motor de um carro.

Mas einh?


Quase todos os carros atualmente usam o que é chamado de ciclo de combustão de 4 tempos para converter a gasolina em movimento. Ele também é conhecido como ciclo Otto, em homenagem a Nikolaus Otto, que o inventou em 1867. Os 4 tempos estão ilustrados na Figura 1. Eles são:

-Admissão
-Compressão
-Combustão
-Escapamento

Agora veja o vídeo:


Como o vídeo está em português de Portugal vou escrever o que acontece:

-A válvula de admissão se abre enquanto o pistão se move para baixo, levando o cilindro a aspirar e se encher de ar e combustível. Essa fase é a admissão. Somente uma pequena gota de gasolina precisa ser misturada ao ar para que funcione.

-O pistão volta para comprimir a mistura ar-combustível. É a compressão, que torna a explosão mais potente.

-Quando o pistão atinge o topo do seu curso, a vela de ignição solta uma centelha para inflamar a gasolina. A gasolina no cilindro entra em combustão, aumentando rapidamente de volume e empurrando o pistão para baixo.

-Assim que o pistão atinge a parte de baixo do seu curso, a válvula de escapamento se abre e os gases queimados deixam o cilindro através do tubo existente para esse fim.

Agora o motor está pronto para o próximo ciclo, aspirando novamente ar e combustível.


Uma observação interessante


Viram como funciona o "coração" do motor, certo? Pois então devem ter compreendido a importância da TROCA DE ÓLEO minha gente! O óleo fica naquela "caixa"(bloco do motor) alí em baixo onde aquele "sino"(Mancal de Biela e virabrequim) fica girando. Se faltar óleo ou se o mesmo estiver muito velho aquilo sai batendo pros lados, amassa/lasca e seu carro 2.0 vai subir, com muito custo, um morrinho de 15º de inclinação de 1º marcha!


informações técnicas: HowStuffWorks

Nenhum comentário:

Postar um comentário